Minha paixão

Este blog é para quem gosta de uma boa pintura, a que somente os autênticos mestres são capazes de fazer. Beleza, inteligência, elevação do bom gosto para o refinamento das idéias.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"AVANTE CAMARADAS!"

Avante  Camaradas - Exposição





Por ter acompanhado bem próximo dos olhos e perto do coração, durante minha infância, bandas de música, onde instrumentistas ajeitavam seus trombones, trompetes, tubas, saxofones, clarinetas, bombardinos, flautas entre outros, para a seguir ensaiarem, naturalmente entusiasmei-me por este típico gênero musical bandístico: o dobrado.
Quando eles se colocavam posicionados sob a batuta do regente, e a seguir começavam, uníssonos, a tocar um dobrado, qualquer vã indiferença se rendia ante aquela força coletiva de vários decibéis, encantadoramente sonoros, que contornavam, habilmente, os tímpanos dos admiradores, pedindo passagem para esta arte dos sons, e, neste caso, a dos dobrados, que são ordenados também sob as leis da estética.
Apoiado nesta experiência infanto-juvenil, a idéia foi de criar uma exposição de pinturas que pudesse, de algum modo homenagear e, modestamente, colaborar para o esforço de resgate deste gênero dobrado, trazendo-o à tona, mesmo silencioso, mas entusiasticamente pintado por dez artistas, seis dos quais de meu curso em atelier, e quatro convidados especiais.
As esperadas dificuldades para escolher um dobrado como tema, foi superada pela beleza melódica que dá forma e sentido musical, que a meu ver é o exemplo deste dobrado “Avante, Camaradas!”, igualmente conhecido como Dobrado 220.
Composto por Antônio Manoel do Espírito Santo esta música serviu para o incentivo, o encorajamento, o repasse de forças às tropas que se debatiam contra o tacão da bota autoritária do eixo.
Esta é a proposta da Exposição AVANTE, CAMARADAS!



JG Fajardo

pintor hiper realista e professor
jgfajardo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário